Eis que já faz um mês que eu estou aqui em Montpellier! O tempo passou rápido em meio a tantas novidades e experiências inefáveis... A sensação de pouco a pouco me ver diante de situações inusitadas, e eu me virando muito bem, é sempre deliciosamente agradável!
Cada vez mais habituo-me aos modos de vida daqui, e, claro, à minha rotina durante essa estadia! Amanhã finalmente começam minhas aulas, e estou bastante empolgada! Enquanto isso, pesquisei bastante os cursos de francês aqui em Montpellier, e, não é que descubro que essa minha cidade é um dos destinos da França mais procurados para aprender a língua? Eu posso compreender perfeitamente as inúmeras razões para tal fato (hospitalidade das pessoas, praia, muitos festivais, uma cidade com 1000 anos de história, etc.). Mas é óbvio que essa maravilha toda teve seu ônus né? Os cursos de línguas aqui são caríssimos (uma média de 900 euros por semana), e infelizmente, com toda minha modéstia e simplicidade aqui, não vai rolar!
Diante desse contexto, resolvi eu mesma me organizar quanto aos aprendizados de Francês, afinal, posso perfeitamente treinar a parte oral (pela convivência na cidade), e para melhorar meu vocabulário e treinar a parte escrita eu comprei 2 gramáticas avançadas. Acho que estou avançando bem, pois tenho estudado uma média de dois capítulos por dia!
E não é que já deu para verificar alguns resultados? Então, essa última semana eu tinha uma prova de nível na Universidade... Voilà! Eu consegui me sair muito bem no exame, alcancei o nível B2 (o mais avançado é o C2), ou seja, só me falta fazer o C1 e o C2! Isso me economizará tempo e dinheiro (o que na linguagem tavirense é sempre um lema)!
Mas a vida não é feita só de estudos, não é minha gente? Embora eu considere um enorme aprendizado antropológico e cultural toda essa minha experiência...
Nesses últimos dias, nos momentos de lazer, mais uma vez, saí em busca de conhecer novos lugares! Para variar, e passar aquela sensação de inveja aos que não estão comigo:
EU CONHECI AS ÁGUAS DO MEDITERRÂNEO!
Sim, sim, sim. Enquanto os meus queridos brasilienses estão aí sofrendo com essa terrível seca que desola a capital, eu aproveitei para conhecer a 'La Grande Mote' (praia aqui da região de Langdoc-Roussillon – sul da França). E minha tarde na praia foi uma delícia! Só achei estranho que aqui não tem nada de Barracas, nem vendedores ambulantes na praia... Acho que posso investir nisso e enriquecer bastante! Com tanta gente na praia (cada um tendo que levar suas comidas e bebidas) e nenhuma água de coco para comprar? O lado bom foi que meu passeio à praia saiu bem barato (3 euros, só o custo do ônibus)!
Uma das coisas que à mim me parece a mais interessante é que, tenho tido a imensa sorte de conhecer e encontrar pessoas muitíssimo agradáveis e que temperam de modo ideal minha estadia no velho mundo... Nessas duas últimas semanas conheci a Garrance (francesa e estudante de letras) e a Barbara (polonesa estudante de publicidade), as duas muito divertidades, que, como eu e Daniel, estão loucas para conhecer gente. Eis que se forma um grupo de amigos internacionais! Essa experiência de sair com pessoas de diferente lugares do globo é simplesmente fantástica! Parece que o assunto nunca vai acabar, e sempre aprendemos um pouquinho mais sobre a cultura de outras pessoas... Isso é tão rico!
Na foto Daniel, eu, Bárbara e embaixo a Garrance, todos posando para a foto depois de uma noite de jogos! |
Melhor ainda é conhecer e buscar cada vez mais a história dessa cidade linda de 1000 anos! Aproveitei e conheci os três museus que compõe a história da cidade (todos de graça!). Andei pela prefeitura, pelo Château d'Eau e Arco do Triunfo (o de Montpellier é anterior ao de Paris). Sempre bem acompanhada, pude tirar boas fotos:
Eu, diante dos antigos vilarejos e das ruas de paralelepipedos, do centro histórico de Montpellier! |
A maravilhosa vista do Château d'eau, no centro da cidade! |
Sob o reflexo espelhado de um dos prédios do governo, Barbara, eu e Daniel. |
Eu e Daniel, na place d'Europe, em um chafariz qualquer, em meio à uma extensa e ferrenha discussão política (olha nosso sorriso forçado para foto, queríamos era conversar!) |
E muitas coisas ainda estão por vir! Essa semana, além de as aulas começarem, na quinta-feira viajo para a Itália! Vou para Roma encontrar o Gui (o bróder) sua namorada e a Cláudia (prima) para pelo menos ter o gostinho de passar meu aniversário em família!
É isso pessoal, até a próxima!
SAUDADES