domingo, 25 de setembro de 2011

Saudações família e amigos!

Eis que já faz um mês que eu estou aqui em Montpellier!  O tempo passou rápido em meio a tantas novidades e experiências inefáveis... A sensação de pouco a pouco me ver diante de situações inusitadas, e eu me virando muito bem, é sempre deliciosamente agradável!
Cada vez mais habituo-me aos modos de vida daqui, e, claro, à minha rotina durante essa estadia! Amanhã finalmente começam minhas aulas, e estou bastante empolgada!  Enquanto isso, pesquisei bastante os cursos de francês aqui em Montpellier, e, não é que descubro que essa minha cidade é um dos destinos da França mais procurados para aprender a língua? Eu posso compreender perfeitamente as inúmeras razões para tal fato (hospitalidade das pessoas, praia, muitos festivais, uma cidade com 1000 anos de história, etc.). Mas é óbvio que essa maravilha toda teve seu ônus né? Os cursos de línguas aqui são caríssimos (uma média de 900 euros por semana), e infelizmente, com toda minha modéstia e simplicidade aqui, não vai rolar!
Diante desse contexto, resolvi eu mesma me organizar quanto aos aprendizados de Francês, afinal, posso perfeitamente treinar a parte oral (pela convivência na cidade), e para melhorar meu vocabulário e treinar a parte escrita eu comprei  2 gramáticas avançadas. Acho que estou avançando bem, pois tenho estudado uma média de dois capítulos por dia!

E não é que já deu para verificar alguns resultados? Então, essa última semana eu tinha uma prova de nível na Universidade... Voilà! Eu consegui me sair muito bem no exame, alcancei o nível B2 (o mais avançado é o C2), ou seja, só me falta fazer o C1 e o C2! Isso me economizará tempo e dinheiro (o que na linguagem tavirense é sempre um lema)!
Mas a vida não é feita só de estudos, não é minha gente? Embora eu considere um enorme aprendizado antropológico e cultural toda essa minha experiência...
Nesses últimos dias, nos momentos de lazer, mais uma vez, saí em busca de conhecer novos lugares! Para variar, e passar aquela sensação de inveja aos que não estão comigo:
EU CONHECI AS ÁGUAS DO MEDITERRÂNEO!
Sim, sim, sim. Enquanto os meus queridos brasilienses estão aí sofrendo com essa terrível seca que desola a capital, eu aproveitei para conhecer a 'La Grande Mote' (praia aqui da região de Langdoc-Roussillon – sul da França). E minha tarde na praia foi uma delícia! Só achei estranho que aqui não tem nada de Barracas, nem vendedores ambulantes na praia... Acho que posso investir nisso e enriquecer bastante! Com tanta gente na praia (cada um tendo que levar suas comidas e bebidas) e nenhuma água de coco para comprar? O lado bom foi que meu passeio à praia saiu bem barato (3 euros, só o custo do ônibus)!
Uma das coisas que à mim me parece a mais interessante é que, tenho tido a imensa sorte de conhecer e encontrar pessoas muitíssimo agradáveis e que temperam de modo ideal minha estadia no velho mundo... Nessas duas últimas semanas conheci a Garrance (francesa e estudante de letras) e a Barbara (polonesa estudante de publicidade), as duas muito divertidades, que, como eu e Daniel, estão loucas para conhecer gente. Eis que se forma um grupo de amigos internacionais! Essa experiência de sair com pessoas de diferente lugares do globo é simplesmente fantástica! Parece que o assunto nunca vai acabar, e sempre aprendemos um pouquinho mais sobre a cultura de outras pessoas... Isso é tão rico!
Na foto Daniel, eu, Bárbara e embaixo a Garrance, todos posando para a foto depois de uma noite de jogos!
Melhor ainda é conhecer e buscar cada vez mais a história dessa cidade linda de 1000 anos! Aproveitei e conheci os três museus que compõe a história da cidade (todos de graça!). Andei pela prefeitura,  pelo Château d'Eau e Arco do Triunfo (o de Montpellier é anterior ao de Paris). Sempre bem acompanhada, pude tirar boas fotos:
Eu, diante dos antigos vilarejos e das ruas de paralelepipedos, do centro histórico de Montpellier!
A maravilhosa vista do Château d'eau, no centro da cidade!
Sob o reflexo espelhado de um dos prédios do governo, Barbara, eu e Daniel.

Eu e Daniel, na place d'Europe, em um chafariz qualquer, em meio à uma extensa e ferrenha discussão política (olha nosso sorriso forçado para foto, queríamos era conversar!)

 E muitas coisas ainda estão por vir! Essa semana, além de as aulas começarem, na quinta-feira viajo para a Itália! Vou para Roma encontrar o Gui (o bróder) sua namorada e a Cláudia (prima) para pelo menos ter o gostinho de passar meu aniversário em família!
É isso pessoal, até a próxima!
SAUDADES






sábado, 10 de setembro de 2011

Le carnet de voyage et la vie française!

Olá Família! Tudo bem?
Quanto tempo que eu não escrevo aqui hein?
Bom, é claro que eu não me havia esquecido ou abandonado o blog, apenas os dias passaram e eu fiquei por conta de resolver burocracias (passar na embaixada para validar o visto, fazer a matrícula da universidade, abrir conta no banco, buscar ajuda de custo do alojamento, etc.), e achei que essas coisas não eram as mais interessantes de postar por aqui! Nas brechas de tempo eu ia fazer compras, e claro fazer a faxina do apê!
Obviamente que não deixei de passear pela cidade... que à mim já me parece encantadora! Aqui, meu principal meio de locomoção é o TRAM:

Nessa foto tem as duas linhas do TRAM a 1 (azul) e a 2 (florida) que dão conta de quase toda cidade!

Esse meio de transporte, TRAM, cuja melhor tradução seria uma espécie de veículo leve sobre trilhos (aquele famooooso que está só na promessa de ser construído em Brasília)... Embora não seja lá muito rápido, é eficiente, pois passa de 5 em 5 minutos e consegue levar por vários pontos da cidade (para o resto, dá para ir de boa andando ou de ônibus). A linha que eu pego aqui quase sempre é a 1, o TRAM de cor azul, mas tem também a outra linha toda florida (muito bonitinha) e marca registrada de Montpellier! Apenas o preço que é um pouco salgado (uma média de 2,50 euros uma passagem de ida e volta).
Nessa história de resolver burocracias, eu fui conhecer a minha universidade! E só para dar inveja eis aí a comparação:

Sim! Eu estou trocando os velhos prédios em concreto de Niemeyer (a típica estrutura decandente da UnB) por uma Universidade moderna, com wi-fi, laboratórios informatizados, salas equipadas com as tecnologias mais modernas, numa Instituição que promete ser um excelente local de aprendizado! Ebaaaaaaaaa
Estou ansiosa para que as aulas comecem logo, para que eu possa conhecer outros estudantes, e para estudar, claro! (foi isso que eu vim fazer né?) Esse semestre super especial, vou cursar as disciplinas de Decision Psychology (psicologia da decisão), Socio-psychology (Sócio-psicologia) e Francês para estrangeiros. Resolvi pegar poucas matérias, pois fiquei com medo de ficar muito puxado. Estou curiosa para saber como serão as aulas em outra língua, os estudos, o aprendizado, e um pouco temerosa quanto ao meu desempenho! Mas estou bastante otimista e contanto os dias para começarem as aulas!
Outra coisa que me é novidade, é aprender a ser dona de casa! Uff, gente como isso cansa hein? Varrer a casa, passar aspirador, passar pano, lavar banheiro, passar produtos de limpeza, lavar louças, jogar o lixo fora, lavar roupas, cozinhar, fazer lista de compras (e, sair as compras)! Nossa quanta coisa! A minha sorte, é que o alojamento (que é num condomínio) disponibiliza um Kit Menagère (kit de limpeza, com vassoura, rodo, balde, panos e aspirador), daí sai bem mais barato pois só necessito comprar os itens de limpeza! E quando temos o luxo de receber isso de alguém, se quer sabemos dar o devido valor... Mas é bem legal poder me tornar cada vez mais independente!

Aqui na Europa, em geral, pelo padrão de vida das pessoas, e acho que por filosofia de vida também, ninguém tem empregada doméstica! Independentemente da classe social, todos estão bem acostumados com as tarefas domésticas e ninguém morre por isso. No final das contas, pode-se levar um estilo de vida mais simples e ainda sobrar um dinheiro para lazer, passeio, cinema, teatros, concertos e viagens!
Enquanto minhas aulas não começam, também não deixei de ter meus momentos de lazer ( e dessa vez não fiquei só lendo em casa hahahaha!)... Dei sorte de conhecer o Daniel, um estudante de Comunicação Social da UnB, que veio pelo mesmo programa de intercâmbio que eu, e agora é meu vizinho aqui do alojamento! Ele me chamou para conversarmos, saímos no final de semana passado e acabamos conhecendo um trio de músicos estrangeiros! O João é um português da cidade de Tavira, o Loic é francês da ilha de La Reunion (costa africana) e a Olivia uma dinamarquesa! São estudantes, músicos e moram juntos num apartamento alugado.
No final de semana passado saímos com nossos novos amigos, eles nos convidaram para casa deles, fizemos um delicioso risoto, e depois eles tocaram instrumentos e todos cantaram! Na casa tinha um violão, uma guitarra, um piano e um trompete. Foi uma experiência completamente diferente sair com músicos, e muito divertida! Eu até fiz um dueto com o Loic da música “Boa Sorte” da Vanessa da Mata com Bem Harper, ficou muito legal!
http://www.youtube.com/watch?v=35H4-AR010k (vai um link no youtube da música, que eu cantei a parte da Vanessa da Mata em português e o Loic a parte do Ben Harper em inglês, com Loic no piano e João no violão!) Da próxima vez vou ver se filmamos para vocês sentirem o gostinho!
Ontem saímos novamente, e eu lembrei de levar a maquina fotográfica! Infelizmente a Olivia não pode ir... Ontem fomos ao Café de La Mer pedimos tábua de queijos, frios e os meninos beberam vinho. Me senti bastante fina! Sendo que no final saiu só 7 euros a conta!

 Na foto João, Daniel, Loic e eu.
Essa história de sair com um português, um francês, uma dinamarquesa é uma experiência lingüística muito engraçada e rica. Falamos na maioria do tempo em francês e espanhol, mas sempre com muitos erros e risadas! Acho que vou voltar excelente em todas as línguas...
Nessa foto João, eu e Loic no Café de la Mer
Bom enquanto é isso! Beijos com saudades para todos...